Exhibition

Make Feminine

Letícia Maia

From:

23

.

05

.

2024

Until:

22

.

06

.

2024

Entrada Livre

Share event:

more info soon

MAKE FEMININE

OCUPAÇÃO ARTÍSTICA

Projeto de Letícia Maia

Curadoria de Cristiana Tejo

Abertura 23 de maio de 2024

Encerramento 22 de junho de 2024


A ocupação artística “MAKE FEMININE”, composta por exposição e ciclo de performances, parte de inquietações sobre identidade e desidentificação e intenciona problematizar códigos sociais e semânticas de imposição normativa de gênero por meio de proposições artísticas transdisciplinares entre performance, fotografia, vídeo e escultura.



O processo de criação dos trabalhos que compõem o projeto, partem da mobilização de estratégias de apropriação e desvio dos usos e sentidos de atos, condutas, materiais e objetos, circunscritos em ideais normativos de gênero. Tendo a ironia e a ambivalência das aparências como modo de expor ambiguidades e criar contradições que desnaturalizam práticas e relações estabelecidas como norma. Acionando situações que frustram expectativas de aparência e desempenho que correspondem a um ideal normativo hegemônico.

A apropriação, mobilização e movimentação desses elementos e práticas de seu contexto originalmente atribuído funcionam, nestes trabalhos, como citações performativas fora de lugar, compostas de maneira inesperada com elementos que não participam de seu universo normativo, a fim de revelar suas contradições internas, enfatizando a artificialidade e o caráter fictício da naturalização do gênero.



Por se tratar de um projeto que conjuga a intersecção entre a materialidade e o acontecimento efêmero, a exposição, em seu caráter performativo, modifica-se processualmente a partir dos processos que envolvem a apresentação das performances e da elaboração poética de materialidades e objetos performativos ao longo da ocupação.



O projeto, com apoio da DGArtes – Programa de Apoio a Projetos de Criação – aponta para os processos de violência, hierarquia e opressão, direcionados aos corpos que desafiam, transgridem ou não correspondem completamente a normatividade – branco, masculino, classista, cisheteronormativo, colonialista, capacitista, etc., a fim de contestar e decompor a fantasia reguladora que rege o pensamento, fomentando a reflexão crítica.



Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. Projeto contemplado pela DGArtes através do Apoio a Projetos – Artes Visuais – Criação e Edição 2022

2024.05.23 MAKE FEMININE expo

Related Events

See All →

2024.05.23 MAKE FEMININE expo
2024.05.23 MAKE FEMININE expo

SUBSCRIBE

Sign up for our newsletter for early access to tickets, giveaways, promotions, and a first-look at our weekly and monthly lineups

FIND US

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4th Floor

4000-382 Porto

Show on Map

Contact

HOURS

Monday
6:00 PM

12:00 PM

*

Tuesday to Thursday
12:00 PM

12:00 AM

*

Friday & Saturday
12:00 PM

6:00 AM

*

Sunday
CLOSED

*Kitchen service:

Daily until 11pm

Friday and saturday until 12am

MAP

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Parking available

*Parking services at Garagem Passos Manuel are run independently from Maus Hábitos.

CONTACT

For restaurant reservations & info, please get in touch via the channels above. For questions or suggestions regarding the space, exhibitions or concerts, please refer to our office contacts or send us a message on our social media channels.

SACO AZUL

Saco Azul is the Cultural Association responsible for the arts programme in Maus Hábitos. For more detailed info, please visit www.sacoazul.org

Project co-funded by:

2024.05.23 MAKE FEMININE expo

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile