Bound by darkness
Inauguração:
.
.
|
Até
.
.
Entrada Livre
Partilhar evento:
As imagens apresentadas na MUPI Gallery são um desdobramento do projeto de vídeo “True Black” que parte da árvore do Pau-Campeche (Haemotoxylin Campechianum), originária da América Central, cujas propriedades tintoriais traçaram uma história colonial entre a cultura pré-hispânica Maia do sul do México (Península de Yucatán) e a Europa, em particular a Espanha.
Nos séculos XVI e XVII, o corante resultante da árvore do Pau-Campeche foi utilizado como a principal fonte de corante preto nos têxteis da Europa sobretudo no contexto da corte espanhola, tornando-se assim um produto de grande relevância cultural, social, económica e política.
Partindo do material museológico de algumas pinturas da Coleção do Museu do Prado nas quais as figuras da burguesia eram representadas de negro como símbolo de poder, as imagens aqui apresentadas propõe um olhar crítico sobre as narrativas comuns e a memória coletiva gerada pela história deste elemento botânico, como forma de compreender as identidades culturais. Procura revelar e trabalhar artisticamente a diáspora da cor negra do Pau-Campeche, explorando os seus múltiplos significados e sentidos: a alteridade, o exotismo, a excentricidade, o desconhecido, o desejo, mas também a apropriação, a soberania e o poder.
v
A Mupi Gallery é uma galeria dedicada à imagem inaugurada em Maio de 2015 no foyer da sala de espectáculos do Maus Hábitos, que acolhe, desde então, uma vasta programação de exposições individuais por artistas locais e internacionais em diferentes estados de emergência.
A Mupi Gallery tem como objectivos apoiar a criação de novas obras e experiências visuais, bem como promover o percurso artístico dos artistas convidados, através do desafio a apresentarem um novo trabalho a solo que tire partido das características e destaque singular do grande formato. Procura também promover a cena artística contemporânea nacional, dando a conhecer o trabalho sólido de artistas locais bem como novos nomes das artes visuais.
Esta galeria dedicada a exposições individuais, complementa a programação artística da Saco Azul/Maus Hábitos, por fazer um contraponto ao programa da sala de exposições, dedicado ao encontro e diálogo artístico através de exposições colectivas e de cruzamento.
A Saco Azul convida um artista por mês a ocupar o tríptico retro-iluminado, promovendo, via bolsas de apoio à produção, a criação de obras que utilizem a imagem como meio de criação contemporânea, afirmando ou questionando o seu papel na atualidade. Composta por 3 Mupis de comunicação publicitária urbana cedidos pela JcDecaux ao Maus Hábitos, esta galeria não só é interessante pelas suas características físicas, como também pelo impacto cultural e conotação comercial inerente aos suportes. Ao artista fica o desafio de reagir ou interagir com esta estrutura, assumindo todas as suas capacidades e conotações.