19.11.14 - Aparelho
19.11.14 - Aparelho

ARCHIVE -

2019

Related Events

Curadoria de Tales Frey
Aparelho

From:

14

.

11

.

2019

Until:

30

.

12

.

2019

Share event:

APARELHO | Curadoria de Tales Frey | De 14/nov a 30/dez | Abertura às 21h30

No violento e autoritário contexto da ditadura militar brasileira (1964-1985), denominava-se “aparelho” o local onde um determinado grupo de ativistas de ideais afins e contrários ao governo da época se agrupava para organizar reuniões, maquinar estratégias, guardar materiais de propaganda, esconder armas, munições, dinheiro, entre outras coisas. O aparelho era também o ambiente (quase) seguro dessas pessoas, onde elas podiam se refugiar em situações de risco, partilhar suas aflições, mas também os seus desejos e as suas conquistas.

Tal triste período da história do Brasil foi recentemente despertado por facínoras da estirpe mais indigna e eis que, em 2016, a Constituição Brasileira foi seriamente ferida e um desonesto golpe de estado abriu caminho para que, em 2018, um sociopata – que literalmente exaltou um torturador como herói – conseguisse chegar à presidência por meio de uma eleição comprovadamente pautada na fraude, na calúnia e difamação por meio das fake news e na mais completa má-fé.

A exposição “Aparelho” – a qual dá continuidade temática à “Adorno Político” (2018) – alia dezoito artistas com ideais políticos próximos na medida em que todXs se opõem ao atual regime truculento brasileiro estruturado na mais nítida necropolítica, que combina neoliberalismo e fascismo, desumanizando existências e exterminando vidas em prol do capital. Em suas abordagens, tais artistas (também ativistas), em criações festivas, emancipadoras, sarcásticas, lúdicas ou simplesmente documentais, denunciam genocídios, repressões, preconceitos e retrocessos num ambiente de militância e afeto, onde podemos intuir o preparo para a batalha, mas também o cuidado para irmos fortes e conscientes para a luta.


Artistas:
Alice Yura, Arissana Pataxó, DUDX , Ed Marte, Grasiele Sousa a.k.a Cabelódroma, Helô Sanvoy, Letícia Maia, Marcela Tiboni, Marie Carangi, Maurício Ianês, Orlando Vieira Francisco, Panmela Castro, Paul Setubal, Paulo Aureliano da Mata, Pêdra Costa, Priscilla Davanzo, Sama e Yhuri Cruz



ATIVIDADES PARALELAS
◾️ 14.11 | 21h30 | Sala de Exposições
Performances
“Solange, tô aberta!”, de Pêdra Costa
“Amarga”, de Letícia Maia

◾️ 11/12 | 17h | Sala de Espetáculos
Documentário “Quem Matou Eloá?”, de Lívia Perez
Filme “Espero tua (Re)volta”, de Eliza Capai

◾️ 12/12 | 19h | Sala de Exposições
Palestra/Conversa
“Dez anos após o fim”, com Sama

◾️ 14/12 | Caminhada/Conversa
14h | Caminhada pelo Porto
“Caminhar é um ato político”, com Coletivo MAAD – Mulheres, Artes, Arquitetura e Design
17h | Sala de Exposições
Conversa


//


Sinopses

SOLANGE, TÔ ABERTA!
Performance de Pêdra Costa

Solange, tô aberta! ou STA! é um show de Baile Funk Queer Punk, que existe desde 2006. Misturando e incorporando contraculturas undergrounds, usa o Baile Funk (música eletrônica das favelas do Rio de Janeiro) como uma ferramenta artística de resistência e política, promovendo uma explosão dançante. O projeto fala sobre questões relacionadas a sexualidades, gêneros, identidades e estereótipos. Já se apresentou no Brasil, Bolívia, Dinamarca, Noruega, Itália, Polônia, Espanha, Alemanha, Áustria, Grécia e França.


AMARGA
Performance de Letícia Maia

A frase “Pátria Amada, Brasil” está no logo que estampa as medidas do governo atual, é a cara que querem dar ao Brasil, um patriotismo piegas e perigoso, carregado de conservadorismo moral. A imagem de um Brasil alegre, justo e doce, que vive de carnaval e futebol, esconde a violência descomunal, desigualdade social que, quando o nova marca do governo foi lançada, rapidamente surgiram analogias na internet, substituindo “Pátria Amada, Brasil” pela frase “Pátria Amarga, Brasil” ou “Pátria Armada, Brasil" trazendo a tona as contradições que vivemos no país.


DEZ ANOS APÓS O FIM
Palestra de Sama

Em literatura, cinema ou no universo das Histórias em Quadrinhos, eu sempre curti uma "distopia". Uma visão sombria de um futuro punitivo para a nossa cruel negligência humana... Mas confesso que nunca imaginei que iria vê-la acontecer de verdade, mesmo depois de tantas guerras e crises... Penso que devíamos ter aprendido mais com a nossa própria história. O curioso, é que, com exceção de algumas zonas em conflito, oficialmente o mundo está em paz. Mas mesmo assim podemos identificar no globo, várias características distópicas ocorrendo a nossa volta, tais como nas obras: "1984", "Admirável Mundo Novo", "Choque do Futuro", "Fahrenheit 451" entre outras… Identificamos na nossa realidade, sombrias previsões destes livros que estão a acontecer, inclusive até em alguns países que declaram-se como democracias laicas. Enquanto você lê estas linhas, nalguns sítios deste planeta está a ocorrer: a proibição de publicações e leitura de determinados livros, a censura de exposições de arte, crenças fundamentalistas a substituir conceitos científicos, gentrificação e monetização do indivíduo, destruição sistemática do meio ambiente, segregação econômica e racial entre povos, além de outras aberrações em nome da nova ordem que quer tomar o universo para si. É por isso que produzo arte, para lutar contra isso...


CAMINHAR É UM ATO POLÍTICO
Caminhada/Conversa. Coletivo MAAD – Mulheres, Artes, Arquitetura e Design

Partindo da análise de alguns elementos da toponímia portuense questionamos como a experiência do espaço público em determinados locais da cidade pode variar a partir das subjetividades que se movem e ocupam estes mesmos espaços considerando parâmetros como raça, gênero, classe, nacionalidade, orientação sexua. Neste contexto questiona-se quão representativo e inclusivo é o espaço-público? Como se dá a sua produção? E quem ela representa?
A proposta assim se desenvolve a partir de uma caminhada pela cidade do Porto onde os participantes poderão identificar estes marcos/locais, conhecendo as narrativas que os fundamentam, entendendo o seu contexto de origem para que se discuta o que representam hoje.


QUEM MATOU ELOÁ?
Direção de Lívia Perez

Gênero: Documentário
Duração: 24 min
Ano: 2015
Formato: HD
País: Brasil
Local de Produção: SP
Cor: Colorido
Sinopse: Em 2009, Lindemberg Alves de 22 anos invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente difundido pelos canais de TV. "Quem matou Eloá?" traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto num ranking de países que mais matam mulheres.


ESPERO TUA (RE)VOLTA
Direção de Eliza Capai

Introdução/apresentação da obra por Isabeli Santiago
2019, Longa-documentário, 93', Brasil
Produção e Produção Executiva: Mariana Genescá
Narrado e escrito com a colaboração de: Lucas “Koka” Penteado, Marcela Jesus e Nayara Souza
Assistente de Produção Executiva: Jacqueline Melo
Montagem: Eliza Capai e Yuri Amaral
Fotografia: Bruno Miranda e Eliza Capai
Documentaristas 2015: Caio Castor e Henrique Cartaxo/Jornalistas Livres
Trilha Sonora Original: Décio 7
Edição de Som e Mixagem: Confraria de Sons & Charutos
Finalização: Clandestino
Arte e Letreiros: Bijari
Criação e lambe Cartaz: Zé Vicente
Foto cartaz: Carol Quintanilha
Tradução e legendas em inglês: Paula Bara
Produção: TVa2
Coprodução: Globo Filmes / Globonews
Produtor Associado: Usina de Imagem
Fomento: BRDE / FSA / Ancine
Parceiro: Curta!
Distribuição: Taturana
Sinopse: Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015, ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.

ARCHIVE -

2019

This event took place on:

November 14, 2019

To get more info or buy tickets for upcoming events, please click the button below:

Shows & Clubbing

19.11.14 - Aparelho

Related Events

See All →

19.11.14 - Aparelho
19.11.14 - Aparelho

SUBSCRIBE

Sign up for our newsletter for early access to tickets, giveaways, promotions, and a first-look at our weekly and monthly lineups

FIND US

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4th Floor

4000-382 Porto

Show on Map

Contact

HOURS

Monday
6:00 PM

12:00 PM

*

Tuesday to Thursday
12:00 PM

12:00 AM

*

Friday & Saturday
12:00 PM

6:00 AM

*

Sunday
CLOSED

*Kitchen service:

Daily until 11pm

Friday and saturday until 12am

MAP

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Parking available

*Parking services at Garagem Passos Manuel are run independently from Maus Hábitos.

CONTACT

For restaurant reservations & info, please get in touch via the channels above. For questions or suggestions regarding the space, exhibitions or concerts, please refer to our office contacts or send us a message on our social media channels.

SACO AZUL

Saco Azul is the Cultural Association responsible for the arts programme in Maus Hábitos. For more detailed info, please visit www.sacoazul.org

Project co-funded by:

19.11.14 - Aparelho

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile