Todos Nós Celebramos Algum Enterro
Giusepe Botelho & Tata Coutinho

De:

12

.

12

.

2015

TER 22.09.2023

.

TER 22.09.2023

.

TER 22.09.2023

Partilhar evento:

Giusepe Botelho and Tata Coutinho present their performance Todos Nós Celebramos Algum Enterro at Exhibiton Room, Maus Hábitos.

Todos Nós Celebramos Algum Enterro

Giusepe Botelho & Tata Coutinho


Performance on Saturday, December 12 at 6pm


In the exhibition room of Maus Hábitos\u2028


A assunção do choque prenuncia uma poética que dá um passo além na direção do estilhaçamento estético. Para nós, porém, o decisivo, e o que talvez nos interessa aqui seja o sinal da precariedade e do risco em que se encontra tal experiência; o fracasso em recuperar a lembrança da aura benjaminiana; o erro como procedimento. Este fracasso, porém, só se torna visível por que é emoldurado pela lembrança da percepção aurática no lugar em que não podemos tomar o sentido de ‘nenhuma’ percepção aurática ao pé e na letra. Pois, por um lado, o choque só é pensável emoldurado pela experiência aurática, por outro, a aura só nasce como tema do pensamento a partir da experiência do choque. Ou seja, a aura não é simplesmente uma etapa deixada para trás, dentro de uma linha temporal infinita e homogênea calcada na repetição, e a estética do choque não se reduz a uma simples etapa nova encontrada a seguir no percurso reto desta mesma linha. Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger e Deleuze, sobremaneira, mostraram-nos que a repetição neste percurso não é o retorno do idêntico, do mesmo enquanto tal que retorna. A força da repetição, a novidade que traz, é precisamente o retorno em possibilidade daquilo que foi. A repetição restitui a possibilidade daquilo que foi, torna-o de novo possível. E é aí que reside a proximidade entre a repetição e a memória, uma vez que a memória não pode também ela devolver-nos tal qual aquilo que foi. É o sentido desta experiência teológica que Benjamin enxergava na memória, quando dizia que a recordação faz do inacabado um acabado, e do acabado um inacabado. Nossa aposta neste trabalho com fotografias, projeções visuais, performance e ruídos sonoros será uma forma de arriscar projetar a potência e a possibilidade em direção ao que é por definição impossível, em direção ao passado, em direção a um ruído do que já foi. Esta é a origem, para nós, da retomada do luto benjaminiano, onde “nós todos celebramos algum enterro", signo do entrelaçamento entre a morte e o brilho erotizado que pode assumir um antigo novo possível, isto é, no choque em constante tensão com o tédio. Onde o tédio que poderia, eventualmente, nascer desta repetição do que retorna, não se condensa no trivial eterno retorno do mesmo, mas na transcrição lenta e gradual na composição de imagens escatológicas, onde se prenuncia um fim, que no limite, tem a aparência de um murmúrio, de um ruído, de um gesto.


Performance,

& Instalação

& escultura Sonora - Orquestra ComandShift4

por Tata Coutinho & Giusepe Botelho


Esta performance é o resultado de residência Essay , orientada para a experimentação e prática da Performance e Happening. A candidatura a esta residência decorreu por open call e foi direcionada para membros da comunidade de Belas Artes do Porto, destacando entra várias candidatura muito interessantes, a dos artistas emergentes Giusepe Botelho e Tata Coutinho.


Esta residência é produzida pela Saco Azul Associação Cultural em parceria com o Município do Porto, e financiada pelo Secretariado Geral das Artes.

15.12.12 - Giusepe Botelho & Tata Coutinho - Todos Nós Celebramos ALgum Enterro

Lorem ipsum dolor sit amet

See All →

15.12.12 - Giusepe Botelho & Tata Coutinho - Todos Nós Celebramos ALgum Enterro
15.12.12 - Giusepe Botelho & Tata Coutinho - Todos Nós Celebramos ALgum Enterro

ABONNEZ-VOUS

Inscrivez-vous à notre newsletter pour un accès anticipé aux billets, des cadeaux, des promotions et un premier aperçu de nos programmations hebdomadaires et mensuelles.

TROUVEZ-NOUS

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Afficher sur la carte

Contact

HORAIRE

Segunda-feira
18:00

00:00

*

Terça & Quarta
12:00

00:00

*

Quinta-Feira
12:00

02:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Service de cuisine : Tous les jours jusqu'à 23h; Vendredi et samedi jusqu'à 00h

PLAN

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Obtenir l'itinéraire →

Parking disponible

*Les services de parking à la Garagem Passos Manuel sont gérés indépendamment de Maus Hábitos.

CONTACT

Pour les réservations de restaurant et infos, merci de nous contacter via les canaux ci-dessus. Pour des questions ou suggestions concernant l'espace, les expositions ou les concerts, veuillez vous référer à nos contacts de bureau ou nous envoyer un message sur nos réseaux sociaux.

SACO AZUL

Saco Azul est l'Association Culturelle responsable du programme artistique de Maus Hábitos. Pour plus d'informations, veuillez visiter www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

15.12.12 - Giusepe Botelho & Tata Coutinho - Todos Nós Celebramos ALgum Enterro

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile