17.05.27 - The Missing Revolution
17.05.27 - The Missing Revolution

ARQUIVO -

2017

Related Events

The Missing Revolution

De:

27

.

05

.

2017
01

.

07

.

2017

Partilhar evento:

The Missing Revolution, uma exposição-obra que transforma temporariamente a sala de exposições do Maus Hábitos na sede de um possível movimento político e artístico dedicado à reflexão colectiva sobre a ideia de Revolução em 2017. Inserido no programa “E Agora” da Saco Azul para 2017, o projecto sublinha a urgência de uma reflexão colectiva sobre a contemporaneidade e a sua aparente falta de mudança.

The Missing Revolution
Diana Geiroto, Leonor Parda, Daniel Pinheiro, Rita Roque e Juan Luis Toboso
Curadoria de Carolina Grilo Santos e Carmo Azeredo

27.05.2017
Exposição/Obra Colectiva em processo até 25.06
Maus Hábitos

Calendário

Sábado 27.05
16h > 01h Inauguração
17h > 20h Conversa 1
Revolução e Utopia: História e Idealismo vs Realidade
com José Eduardo Reis, Marta Bernardes e João Sousa Cardoso

Quinta 1.06
19h > 21h Leituras com o Juan Luis Toboso
O estilo do mundo. A vida no Capitalismo de ficção de Vicente Verdú

Sexta 2.06
17h > 20h Conversa 2
Crise-Política-Arte: A Mudança ou a falta dela
com Nuno Faleiro Rodrigues e Max Fernandes

Quinta 8.06
19h > 21h Leitura com o Juan Luis Toboso
As três ecologias de Félix Guattari

Sábado 17.06
17h > 20h Conversa 3
Novas Gerações: Revolução Tecnológica e Difusão
com Rui Bebiano, Sara Orsi e Rui Torrinha
Participação especial de Maria Bleck

A partir de Sábado 17.06 e depois às Qui. Sex. e Sáb. à noite
22h > 01h Na rede à escuta
Instalação Áudio Nocturna de Rita Roque

Quinta 22.06
19h > 21h Leitura com o Juan Luis Toboso
A Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han

Quinta 29.06
19h > 21h Leitura com o Juan Luis Toboso
En las prisiones de lo posible de Marina Garcés
22h Performance-Concerto de Jeanne Dark and The Blind Seers
23h Performance-Concerto de Gazpacho De La Mancha
00h Sleep-Over livre

Sábado 01.07 Finissage
17h > 20h Conversa 4
Alimentopia: Micro Activismo e Macro Transformação com Fátima Vieira e convidados da própria.
Participação especial da Cooperativa Fruta Feia e de Maria Bleck.

Bem vindos.
The Missing Revolution, mais do que uma exposição, pretende ser um espaço dedicado à reflexão, discussão e acção de uma possível revolução da qual fazemos todos parte. Inserida no programa de exposições “E Agora?” da Saco Azul, transforma temporariamente a sala de exposições do Maus Hábitos na sede de um possível movimento dedicado à problematização colectiva da ideia de Revolução em 2017. O projecto sublinha a urgência de uma reflexão sobre a contemporaneidade e a sua aparente falta de mudança e dá espaço à discussão de sentimentos actuais como o de constante impermanência, de não concretização e de falta, reflectindo também sobre a transformação da nossa capacidade de acção face à passagem de uma compreensão do mundo linear e progressista para uma construída em rede, na qual tudo acontece em simultâneo e está em constante mutação.
Nesta sede tudo está em efervescência, desde as ideias à construção contínua das peças e do espaço: o tempo de exposição será sobretudo um momento de coisas a acontecer. O espaço foi pensado em colectivo e de forma aberta para que todos os que o visitam possam fazer temporariamente parte deste movimento. Ao longo da exposição o colectivo de artistas e curadores aqui reunido e os convidados especiais, propõe diferentes perspectivas sobre a ideia de mudança e de revolução, desde ideologias subjacentes e desenvolvimento histórico à sua pertinência, eficácia ou obsolescência na actualidade, procurando possíveis novas formas, tanto no campo político como no artístico. A sala assume-se como dispositivo de diálogo, partilha, criação e acção, desenhando um meta-espaço em constante mutação, simultaneamente íntimo e aberto. A estrutura de andaimes, pensada, recuperada e construída pelo colectivo, compõe aqui esse dispositivo que serve múltiplos propósitos como suporte para peças, mesa de trabalho, bancada e, sobretudo, como espaço de encontro e de discussão. Através de acções informais como conversas, encontros, performances, refeições, sleep-overs, leituras e apresentações, o projecto transforma artistas, convidados, amigos e público numa comunidade efémera, mas real, de um movimento a acontecer.


As peças propostas individualmente pelos artistas convidados têm como elemento comum o convite à reflexão. Preparing Departure de Leonor Parda é um objecto escultórico em construção que forma a cabine condutora desta nave que sugere, com alguma ironia, a possibilidade de novos caminhos a explorar, enquanto convida o publico a ocupar o lugar do condutor. A peça entra em diálogo com a estrutura de andaimes que serve como banca de trabalho para o posto de fotocópias, utilizado por todo o colectivo, mas em especial por Diana Geiroto que trabalha ao longo da exposição a ideia de objecto-bloco-desenho, partindo do panfleto como dispositivo de difusão. Os objectos-papel de Diana vão materializando-se e aparecendo no espaço e trabalham a ideia de múltiplo e de mensagem em construção. A estrutura serve também como bancada para as conversas publicas bem como para as leituras colectivas que constituem a proposta artística de Juan Luis Toboso, que convida amigos e público interessado a vir ler e comentar textos escolhidos pelo próprio, todas as quintas feiras ao fim do dia. A proposta de Daniel Pinheiro passa pela disposição de um computador no espaço no qual o público é convidado visitar alguns links sugeridos pelo próprio bem como a realizar pesquisas livre relacionadas com o tema da exposição. Os dados dessas pesquisas são depois trabalhados e mais tarde reapresentados no espaço pelo artista. Por sua vez a peça de Rita Roque Na Rede À Escuta, composta por duas camas suspensas e uma Monstera Deliciosa (planta), convida à paragem e à introspecção como forma de dar espaço à reflexão. Nos últimos dias de exposição a peça transforma-se numa instalação áudio nocturna que trabalha a ideia de jardim, de vivencia e de partilha.


Na vontade de envolver múltiplas opiniões e ideias em torno da problemática que aqui se levanta, foi construído também um questionário, que pode ser partilhado e respondido livremente, e do qual as respostas vão sendo incluídas na exposição como um arquivo-discussão em expansão. As leituras, conversas e mesas redondas são ainda difundidas como podcasts no canal youtube do projecto e no site themissingrevolution.maushabitos.com, onde se pode consultar a evolução das peças no registo fotográfico da exposição, bem como o questionário e os diferentes textos e conteúdos abordados.

Um obrigado especial à Listopsis, ao André Covas, ao Pai da Carmo, ao Kartódromo do Cabo do Mundo, à Andra Gheorghiu ao Sr. João, ao Maus Hábitos, à Maria Bleck, à Saco Azul e a todos os seus membros

ARQUIVO -

2017

Este evento decorreu em:

27 mai 2017

Este evento decorreu em: Para a edição mais recente do Salgado Faz Anos... Fest! clica no botão abaixo:

Espetáculos & Clubbing

17.05.27 - The Missing Revolution

Lorem ipsum dolor sit amet

See All →

17.05.27 - The Missing Revolution
17.05.27 - The Missing Revolution

ABONNEZ-VOUS

Inscrivez-vous à notre newsletter pour un accès anticipé aux billets, des cadeaux, des promotions et un premier aperçu de nos programmations hebdomadaires et mensuelles.

TROUVEZ-NOUS

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Afficher sur la carte

Contact

HORAIRE

Segunda-feira
18:00

00:00

*

Terça & Quarta
12:00

00:00

*

Quinta-Feira
12:00

02:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Service de cuisine : Tous les jours jusqu'à 23h; Vendredi et samedi jusqu'à 00h

PLAN

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Obtenir l'itinéraire →

Parking disponible

*Les services de parking à la Garagem Passos Manuel sont gérés indépendamment de Maus Hábitos.

CONTACT

Pour les réservations de restaurant et infos, merci de nous contacter via les canaux ci-dessus. Pour des questions ou suggestions concernant l'espace, les expositions ou les concerts, veuillez vous référer à nos contacts de bureau ou nous envoyer un message sur nos réseaux sociaux.

SACO AZUL

Saco Azul est l'Association Culturelle responsable du programme artistique de Maus Hábitos. Pour plus d'informations, veuillez visiter www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

17.05.27 - The Missing Revolution

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile