O nosso Dezembro é uma espécie de contração súbita e voluntária dos nossos músculos, calejados e mais do que habituados à média de + 30 eventos/mês que, ao chegar da primeira aragem realmente fria, parece que sabe ainda melhor.
Mas tudo isto é um bocado treta (como quase todo o altruísmo).
É que se lá em casa já colocamos a manta por avante dos lençóis, não há justificação para tanto aqui no 4º andar.
Afinal, aqui está sempre grande tosta (o que muda é mesmo a fila para o bengaleiro) e a única coisa que nos aconchega a temperatura é sempre a mesma:
Sempre ela... desta feita revestida com um Reveillon diferente do habitual; encarnada em mais um cardápio de Concertos que escondem o lançamento de 3 álbuns nacionais e o regresso da Super Bock Super Nova à casa-mãe do Porto... justamente mercantilizada nas nossas Feiras que, em Dezembro, ganham mais uma residência bimensal com as artes e ilustrações da Sabado-Feira.
Entre outros, enfim... a novidade aqui assume várias formas e feitios e normalmente dispensa o uso do casaco assim que nos entrarem pela porta adentro, seja em que altura do ano for.
consulta a lista de concertos e clubbing no final do email.
Finalmente... a Super Bock Super Nova regressa à casa que a viu nascer a 7 de Dezembro
© Celine Marie
👉 Do regresso das noites de Tango, passando pela "hotness" que cada sessão do Dr. Love nos traz ou pelas madrugadas de discoteca ao fim de semana, não nos faltam focos de calor durante o mês-Natal que tem na Livros & Discos a feira ideal para enchermos o sapatinho de muita gente com as prendas que realmente interessa.
👉 Na Aspirina, rubrica dedicada ao hardcore nacional, chegamos à redonda marca das 10 edições com o regresso dos Hetta e a estreia dos portuenses Diskrasuki como pretexto para o aglomerado de cabedal a formar fila numa MUPI Gallery com "Lucid Dreams of a Static Beast", exposição de Svenja Tiger em patente.
Mães, todas, neste século e nos anteriores
Nem sempre têm razão para o agasalho nem para se preocuparem antes de saíres (muito menos se o teu destino for o Maus Hábitos)... mas mãe é mãe e já nos basta a dificuldade de encontrar o casaco ideal, não aquele que até fica bem, cuja cor até nos combina os olhos ou que realmente nos protege do frio - que é a sua função primordial.
O ideal é o ideal... e nada bate essa sensação ao vestir.
Que o diga o nosso Dr. Love que, a cada sessão, entra sempre de forma triunfante e revestido de um casaco que bem lhe apraz mas com a necessidade quase imediata de o despir, tamanha é a enchente (e o calor) da sala que esgota muito antes de escrevermos sobre ela.
Uma bela metáfora para a nossa vida aqui em cima e que dá o mote (Quarta-Feira, 4 de Dezembro) para um mês quentinho que, tal como todos os outros independentemente da temperatura, nos oferece as tradicionais Terças-Feiras da Porta-Jazz entre outros ritmos igualmente quentes a meio da semana.
Três sessões com a curadoria da Porta-Jazz a enfeitar o nosso Dezembro.
Do improviso e das partituras para o compasso binário da Milonga, Dezembro traz também o regresso do Tango (Quarta-Feira, 11 de Março) em noites dinamizadas pela Tango Mood e onde - desculpem -nos a redundância - os casacos são igualmente dispensáveis... para não dizer inoportunos, seja para que evento for.
Talvez no Cinema?
Ou quem sabe na estreia do Salão Psicadélico?
O fetiche pelos casacos é algo que nos acompanha desde os tempos em que a colecção Outono/Inverno era directamente fabricada pelo consumidor junto do mamífero em questão, mas estamos em crer que a próxima FEMME Session (Quarta-Feira, 18 de Dezembro) também dispensa a calefação de vestuário.
O ciclo que nos faz baixar a tela com a curadoria da Porto FEMME - International Film Festival mantém a parceria com a Women's Voices Now, festival que utiliza o cinema para promover a igualdade de género e os direitos das mulheres nas mais variadas coordenadas do globo e que, em Dezembro, nos traz a exibição de "Abortion & Women's Rights 1970" (Catha Maslow, 2023) e "Resisterhood" (Cheryl Jacobs Crim, 2023) para além de uma conversa com a jornalista e documentarista Vjosa Cerkini.
Já o Salão Psicadélico (Sábado, 14 de Dezembro) inaugura as Talks na nossa Sala de Exposições num evento aberto ao público e onde oradores e especialistas dos vários campos da ciência, terapia e cultura psicadélica são convidados a partilhar conhecimento em torno de temáticas cada vez mais pertinentes e actuais.
Duas enchentes que, mesmo sentadas, fazem o frio fugir a 7 pés.
Imaginem então o bafo nos eventos mais "mexidos" do mês.
Um Dezembro que nos pôs um conjunto de prendas no sapatinho para as quais desconfiamos não ter o (bom) comportamento proporcional, mas que recebemos sem pestanejar quando se tratam de regressos como a Sábado-Feira (Sábado, 21 de Dezembro) que torna a engolir os nossos corredores mas, desta feita, veio mesmo para ficar numa residência bimensal que transforma o 4º andar numa feira de artes diversas.
Ou então quando recebemos a 2ª noite mais louca do ano (façamos justiça ao O Salgado Faz Anos... FEST! ali à espreita) com o nosso Reveillon Dançante (31 de Dezembro) a dar-nos uma passagem de ano um pouco diferente do habitual numa boda igualmente estrondosa onde o line-up permanece no segredo dos deuses da Portugalidade.
Aquele autopresente que em tudo se assemelha aquele casaco ideal que só podes comprar...
Que só tu saberás escolher...
.. uma prenda que nos chega num formato que conhecemos bem (3 bandas + 1 dj set), cujo bilhete nada tem por onde enganar (entrada livre) e onde o rock não é a única prenda da noite (oferta do 3º fino) é tudo aquilo que queríamos para acabar o ano na beleza do nosso (real) ser.
A Super Bock Super Nova (Sábado, 7 de Dezembro) está finalmente de regresso ao 4º andar que a viu nascer com um line=up de coçar a orelha, não fosse os Krypto, os 800 Gondomar e os Them Flying Monkeys das bandas mais barulhentas do nosso panorama, às quais juntamos ainda o dj set das The Ema Thomas para manter a chama acessa pela noite dentro e o calor no "volume" certo para pedir mais uma fresquinha.
Fazemos os possíveis para abafar as músicas de Natal.
Concerto
→
OMIRI
Arrancar pela raiz e plantar noutro lugar, eis a missão de Vasco Ribeiro Carlos ao mergulhar nas origens da musica tradicional portuguesa e transforma-la numa coisa muito sua.
BILHETES
→
Concerto/Clubbing
→
Super Bock Super Nova
O regresso da Super Bock Super Nova faz-se com um line-up de levar água à boca, cerveja ao copo e brilho para os olhos mais curiosos.
+  INFO
→
Concerto
→
Memória de Peixe
Uma banda que ficou na memória dos melómanos do nosso panorama e que regressa com uma nova formação e o terceiro disco que despe aqui, em 1ª mão.
BILHETES
→
Concerto
→
Humana Taranja
Por entre os afluentes da pop cantada em português banhamo-nos em "EUDAEMONIA" no mais recente disco do quinteto barreirense.
BILHETES
→
Concerto
→
Aspirina #10: Hetta + Diskrasuki
A próxima Aspirina tem duas fases de uma moeda anti-imperialista, com os almighty Hetta a apadrinharem os Diskrazuki, banda portuense que começa a fazer-se à estrada.
BILHETES
→
Concerto
→
TIPO
A calma é uma espécie de rebeldia nos dias que correm, pelo que o mais recente disco de "TIPO" tem tudo o que manifesto radical precisa.
BILHETES
→
Concerto
→
Santa Lúcida
Após o Natal recebemos um dos segredos mais bem guardados do nosso panorama como prenda no sapatinho.
BILHETES
→
Concerto
→
Ensemble Hemiptera
E por fim, fechamos 2024 sem falhar o tempo com um ensemble rítmico em formato quinteto a dar o mote para o ano que vem.
BILHETES
→
(fim de semana, 00-06h)
Até o Sol raiar, não há limitador que eclipse a batida.
Clubbing
→
Batidão Baile Funk
O gênero eletrônico mais famoso e saboroso do Brasil tem no Porto uma casa residente, com a Pyrats e a Kebraku a unirem corpos e esforços para mais um Batidão no Maus Hábitos.
+  INFO
→
Clubbing
→
Delito x Skum
Deixemos o preconceito com o reggaetone de um lado e punhamos a anca para o outro.
+  INFO
→
Clubbing
→
Purple Hazin. by Monster Jinx
Um Natal em tons de roxo, cortesia das mãos entrelaçadas da malta da Monster Jinx.
+  INFO
→
Clubbing
→
Atrito
Os dj's que farão as cabines do amanhã têm na Atrito o seu habitat natural.
+  INFO
→
Clubbing
→
Enter The Void
O Kendrick, a Missy Elliott e a Rosalia entram num bar, embutido no 4º piso e à boleia da dupla LIMAPUMP e SIMONE.
+  INFO
→
Clubbing
→
Baddies
A nova festa da Pyrats chega de braços abertos às novas tendências... uma celebração da actualidade e da exuberância das novas gerações.
+  INFO
→
Clubbing
→
SHAYO
Uma das festas mais recentes do nosso burgo traz-nos o amapiano como remédio ideal para o frio que nos ameaça a cada Outono.
+  INFO
→
ABONNEZ-VOUS
Inscrivez-vous à notre newsletter pour un accès anticipé aux billets, des cadeaux, des promotions et un premier aperçu de nos programmations hebdomadaires et mensuelles.