.
|
ARQUIVO -
←
Eventos Relacionados
Sumo
.
|
|
Partilhar evento:
Sumo
Podcast à Mesa | 11.04 (SEG) | 20:00
Vícios à Mesa Porto
Entrada Livre
“Sumo é um podcast sobre design e cultura visual feito por mim, André Cruz. Design gráfico é a minha profissão. Para quem isso possa ser importante, posso revelar algo que não é segredo: nasci no Porto em 1981, mais precisamente na Ordem da Lapa.
Formei-me em Design de Comunicação pela ESAD – Matosinhos e ditou o acaso uma circunstância ainda hoje presente no meu dia a dia: grande parte do meu trabalho enquanto designer gráfico tem expressão no mundo da cultura.
Agora dirijo o Studio Dobra em conjunto com o João Guedes. Porém, como todos temos uma história atrás de nós, há todo um percurso anterior ancorado em colaborações com alguns ateliers.
Também fui designer da ExperimentaDesign em 2005 e, imediatamente a seguir, fui colaborador do atelier Drop com o meu ex-professor e amigo João Faria. Ao fim de um ano fui convidado a colaborar com Stefan Sagmeister na implementação da identidade gráfica da Casa da Música, estrutura onde dei continuidade a esse trabalho e onde mantive funções de designer e director de arte até 2018.
Desde sempre tive uma forte relação com a música. Talvez por isso, acabei por ser convidado a desenhar várias capas de discos, ou identidades para festivais, como Paredes de Coura e Primavera Sound (Barcelona e Porto).
E chegamos à atualidade. Em 2014, eu e João Guedes fundámos o atelier de design Dobra. No dia a dia desempenho as funções de designer e director de arte. Em paralelo sou atualmente professor assistente convidado na ESAD após 4 anos de ensino na ESMAD.”
Convidados:
Alejandra Jaña
Alejandra Jaña, Chile, “circa 70, muito depois do Martino”
Nos 20 anos de prática profissional dedicados ao design de comunicação, trabalha em projetos públicos e privados com diferentes escalas.
Foi docente da cadeira de Estudos aplicados em tipografia em 2008 na ARCA em Coimbra e entre 2009 e 2012 na FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no Mestrado de Design Gráfico e Projectos Editoriais.
Em 2012 em colaboração, funda o coletivo We Came from Space, plataforma de investigação e troca de conhecimento na área do design e da produção gráfica.
Continua hoje a trabalhar como designer e consultora independente.
João Martino
(1972, Porto) é designer de comunicação, investigador e professor, licenciado na ESAD Matosinhos e especialista em Design de Comunicação. É coordenador, investigador e director criativo na Esad-Idea – Investigação em Design e Arte (2020-). Fundou o Atelier Martino&Jaña (1999-2014) e é fundador do Nonverbal Club (2014-), onde desenvolve trabalhos maioritariamente destinados à área cultural, com especial ênfase em projectos editoriais, identidades visuais e sistemas de comunicação. Como educador, lecciona a UC de Projecto em Design de Comunicação (1998-), na ESAD – Escola Superior de Artes e Design e entre outros cursos, leccionou Estudos Avançados em Design Editorial e Tipografia, no Mestrado em Design Gráfico e Projectos Editoriais na FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2010-2016), e coordenou a Pós-Graduação – Information Driven Design, na ESAD Matosinhos (2020-). Foi também fundador da associação We Came from Space – Research on Knowledge Exchange Platform (2013-2018).
Reservas/ Bookings: (+351) 937 202 918
v
Podcast à Mesa é uma gravação ao vivo de que acontece todas as segundas-feiras e recebe podcasts como Sumo, Craft Peer e Dr.Love. A cada semana, um apresentador diferente convida um ou mais convidados para discutir uma ampla variedade de tópicos em um formato informal. Desde política, cultura ou entretenimento, há algo para todos no Podcast à Mesa.
ARQUIVO -
Este evento decorreu em:
Para consultar e comprar bilhetes para eventos futuros, por favor clica no botão abaixo:
Espetáculos & Clubbing
→