Elsa Leydier
Exposição // Transatlántica | Curadoria: Encontros da Imagem
2021
17 Setembro

//

15:00

//

Entrada livre
Exposição // Transatlántica | Curadoria: Encontros da Imagem
17 Setembro

//

15:00

//

Entrada livre

Poster

Image

Transatlántica

Curadoria de Encontros da Imagem

artista: Elsa Leydier

Abertura: 17.09 (SEX), a partir das 15h

Patente até: 17.10


[Entrada Livre]

--

Programa integrado a 31ª Edição dos Encontros da Imagem - Genesis 2:1.*

Visita com a curadoria no dia 24.09 (SEX), às 19h30.**

--

“Transatlántica” combina três projetos: “Plátanos con Platino”, “Braços Verdes Olhos Cheios de Asa” e “Brazil: System error”, e foi realizado entre 2016 e 2019 na América Latina, onde vivo e trabalho. Através deste corpo de trabalho, questiono as formas pelas quais a fotografia é utilizada para representar territórios, e procuro reprogramar a sua influência política na representação dos territórios. A partir de fotografias tiradas na floresta “Plátanos con Platino” e “Braços Verdes Olhos Cheios de Asas”, crio uma natureza que vai buscar as suas cores às linguagens estéticas da pop e do luxo. Ao fazê-lo, pretendo destacar o papel da fotografia na construção do imaginário e, ao mesmo tempo, tentar devolver a esses lugares o valor que eles perderam. Em “Brazil': System Error ", imagens icónicas do Brasil recolhidas através de motores de busca são carregadas de mensagens políticas tão poderosas quanto contraditórias. As imagens muitas vezes estereotipadas, alegres e coloridas do país foram alteradas, inserindo no código de texto frases agressivas ditas por Jair Bolsonaro - o atual presidente do Brasil. Essa alteração digital (glitching) produz interferências visuais através das quais pretendo explorar a discordância entre os clichês tropicais, que muitas vezes caracterizam o Brasil, e os seus desvios mais assustadores, porém também servem para revelar a imagem deficiente do/no poder. As imagens de “Transatlántica”, foram produzidas utilizando a natureza tropical e especificidades territoriais da América Latina, e à primeira vista parecem convidar a desfrutar de viagens e exotismo. Mas o fascínio que elas podem induzir a uma primeira vista rapidamente parece suspeito - pois elas são de fato modificadas plasticamente ou até distorcidas. Através das visões exóticas e digitalmente distorcidas da América Latina, questiono a ideia da nossa representação mental coletiva de paisagens, que confronto com fatos concretos de foro político ou económico. “Transatlántica” é uma tentativa de relatar o fracasso do capitalismo e os limites da nossa sociedade baseada na imagem.


//


Sobre a curadoria:

Os Encontros da Imagem, com mais de 30 anos de existência são uma Associação Cultural sem fins lucrativos que organiza os Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais na cidade de Braga, Portugal. O festival promove fotografia clássica e contemporânea através da mostra de trabalhos de autores consagrados e emergentes.


Sobre a artista:

Elsa Leydier nasceu em 1988 em França. Em 2012 após concluir os estudos em línguas, ingressou na École Nationale Supérieure de la Photographie em 2012. Após terminar o curso, mudou-se para o Rio de Janeiro, Brasil, onde vive e trabalha atualmente. No seu trabalho fotográfico, Elsa questiona a fotografia que é utilizada para representar espaços e territórios icónicos, e tenta representar esses mesmos espaços através de pontos de vista diferentes e de histórias alternativas. Elsa foi finalista do prémio Prix HSBC de fotografia em 2018, e premiada como Talento Emergente nos Prémios Dior Photo Award e no Maison Ruinart/Paris Photo Prize em 2019. O seu trabalho tem sido apresentado em diversas exposições internacionais de fotografia tais como, Les Rencontres Internationales de la Photographie (Arles, França), PHotoEspaña (Madrid, Espanha), Month of Photo Los Angeles (EUA), Festival Circulation(s), na Le Réverbère Gallery (Lyon, França), Chez Agnès b. e na Les Filles du Calvaire Gallery (Paris, França). Elsa teve também várias exposições a solo me Bogotá, São Francisco, Paris e Lyon. O seu trabalho é representado pela Intervalle Gallery em Paris.


mais informações no site da artista.  


*

Génesis 2:1, foi o tema escolhido para a 31ª edição dos Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, que se realizará entre 17 de setembro e 31 de outubro de 2021. Entre as diversas atividades, o Festival englobará 46 exposições distribuídas por 24 espaços distintos envolvendo a participação de 62 fotógrafos.

Nunca um tema escolhido, se enquadrou tão bem no contexto que atualmente Portugal e o mundo vivem, neste início da década de 20.

“Génesis 2:1” dá continuidade ao tema do ano passado. Um ano depois, voltamos também nós e todo o mundo - em resultado da crise pandémica provocada pelo Covid-19, de novo, ao confinamento generalizado.

Gerou-se a confusão e o caos. Uma incapacidade coletiva para compreender a desordem das coisas, confrontando a humanidade com desafios cada vez mais complexos e exigentes.

A sociedade contemporânea está desde há muito, perante enormes desafios de carácter global: desde as questões relacionadas com o planeta e os seus problemas ecológicos (perda da biodiversidade, alterações climáticas - aquecimento e contaminação) até às civilizações que o habitam, onde muitas delas geram novas desigualdades e indiferença moral (regimes políticos, religiosos, fronteiras, refugiados, racismo, questões de género e muitas outras.

Aquilo a que chamamos progresso, não só deixou de coincidir com a humanização do mundo, como pode acabar por ditar o seu fim. Urge encontrar soluções para acabar com as desigualdades e indiferença em relação ao sofrimento de milhões de pessoas.

Uma interrogação se pode colocar: que futuro nos espera? A crise em que vivemos constitui uma oportunidade para que todos encontremos causas comuns e discutamos as melhores soluções para o que deva ser feito.


A Direção - Encontros da Imagem


** sujeita à lotação da sala e regras vigentes da Direção Geral de Saúde.

Image

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

T: 937 202 918 (Restaurante)

T: 222 087 268 (Escritório)

F: 222 000 134

geral@maushabitos.com

Segunda | 18:00 — 24:00

Terça a Quarta | 12:00 — 24:00

Quinta a Sábado | 12:00 — 1:00


[Horário de contingência]

Fechado aos domingos

ImageImageImageImage

Projeto co-financiado por:

Image

Maus Hábitos © 2021

powered by

Image