Cinema à Mesa // Femme Sessions #41
2021
27 Outubro

//

20:30

//

Entrada Livre
Cinema à Mesa // Femme Sessions #41
27 Outubro

//

20:30

//

Entrada Livre

Poster

Image

Femme Sessions #40

27.10.2021 - 20h30 

Duração sessão: 70'

Sala de Espetáculos 

Entrada Livre  


Outubro traz consigo uma nova temporada das Femme Sessions, com a exibição dos vencedores e outros filmes que integraram a competição oficial da 4ª Edição do Porto Femme Internacional Film Festival, que aconteceu de 30 de Setembro a 05 de Outubro.


No âmbito da rubrica Cinema à Mesa, as Femme Sessions exibem, nas últimas quartas-feiras de cada mês, cinema feito por mulheres!


Para esta 41ª sessão convidamos-vos a juntarem-se a nós para assistir a quatro curtas-metragens vencedoras da Competição Internacional desta 4ª Edição, onde estará presente a realizadora Raquel Granda, realizadora do filme “Rever”, vencedor do melhor filme experimental desta competição. 


A iniciar a sessão, apresentamos a performance “Travessia Feminista - Experimento 03” uma criação e actuação de Maria de Maria, onde une trechos de dois textos que tratam dos papéis, bem definidos, que são atribuídos às mulheres e os limites ao qual estão sujeitas. Seja o limite territorial ou comportamental que, na maioria das vezes, tentam delimitar seus espaços e censurar seus corpos.


Programação

Competição Internacional | Menção Especial Documentário

VISÕES DE COPACABANA - UMA BREVE TRILOGIA DO ACASO

Brasil/Portugal |19'19" | 2021

Realização: Rita Brás  

Produção: Rita Brás  


Sinopse

A pandemia de Covid-19 interrompe as minhas aulas no Rio de Janeiro, e faz-me regressar à casa da minha infância. Em Copacabana, vou descobrindo imagens de resistência, enquanto a extrema-direita vocifera insultos e ameaças de morte. Fecho os olhos, e reconheço o desejo de permanecer junto ao mar.


Competição Internacional | Melhor Animação

MODO DE SYLVIE

República Checa | 12’24" | 2019 

Realização: Verica Pospíšilová Kordić

Produção: Ondřej Šejnoha


Sinopse

A vida de Sylvie toca em um ritmo de responsabilidades. E ela é eficiente, perfeita, maravilhosa e - cansada. Um pequeno acidente acontece e tudo muda... ou talvez não.


Competição Internacional | Melhor Curta-metragem

CAMILLE E EU 

França | 18'14" | 2020 

Realização: Marie Cogné

Elenco: Camille Hugues, Chloé Renaud, Jeanne Arènes, Julien Urrutia…

Produção: Olivier Berlemont


Sinopse

Camille e eu conta a história de um casal de mulheres desde 2003 até hoje em vários momentos-chave da sua construção, desde que se assumiram até ao seu casamento, incluindo o nascimento de um filho. Seguimos a génese desta família por vezes em cenas de casais, por vezes através dos olhos de outros. Imagens ou palavras, mais ou menos marcantes, dolorosas ou engraçadas, sucedem-se numa multiplicidade de breves cenas, em diferentes momentos, em diferentes lugares, ao longo dos anos.


Competição Internacional | Melhor Experimental

REVER

França/Brasil | 03'22"| 2020 

Realização: Raquel Gandra

Elenco: Joyce Lainé, Raquel Gandra

Produção: MTK Labs, Hernani Heffner, Raquel Gandra


Sinopse

Rever como olhar de/o novo. Rêver como sonhar. A palavra-palíndromo instaura os sentidos possíveis das inutilizações do onírico. O corpo ritualiza o gesto e a palavra materializa o som. Movimento e fala, experimentados em versões e repetições, tornam-se unidades de potência, versos contemplativos que se perdem no ninho de indeterminação, à espreita da poesia que habita às margens da intenção.


* Na última quarta-feira de cada mês, a tela do Maus Hábitos exibe ciclos temáticos nos quais o denominador comum é serem filmes realizados por mulheres. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da mulher no cinema, através da projeção das suas obras e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as autoras.

Image

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

T: 937 202 918 (Restaurante)

T: 222 087 268 (Escritório)

F: 222 000 134

geral@maushabitos.com

Segunda | 18:00 — 24:00

Terça a Quarta | 12:00 — 24:00

Quinta | 12:00 — 2:00

Sexta e Sábado | 12:00 — 6:00

Fechado aos domingos

ImageImageImageImage

Projeto co-financiado por:

Image

Maus Hábitos © 2021

powered by

Image