VIVARIUM 2022
Sex
18

.

Nov

|

17:00
VIVARIUM 2022

"Paisagens finitas ou memórias de um lugar onde não fui"

Sex
18

.

11

|

17:00

|

2022

Partilhar evento:

🔖 𝐄𝐧𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐋𝐢𝐯𝐫𝐞

A promessa de uma memória perfeita, tanto desejada ao longo dos séculos, está agora ao nosso alcance, trazida pela tecnologia digital, como nos diz Viktor Mayer-Schonberger.

Guardamos diariamente registos das nossas experiências em diferentes dispositivos móveis e somos cada vez mais dependentes deles, ao nos lembrarmos menos da informação e mais sobre onde a podemos encontrar. Temos a ideia de que o digital é imaterial e que por isso teremos acesso quase eterno à informação, mas o mundo digital depende de componentes electrónicos feitos com metais raros presentes no solo terrestre, o que pode tornar esse acesso efémero e insustentável.


"Paisagens finitas ou memórias de um lugar onde não fui" mostra-nos registos visuais do Parque Natural do Alvão em conjunto com representações tridimensionais dos mesmos lugares. O retrato desta área natural protegida, e que poderá estar em risco de transformação, confronta-nos com a materialidade das nossas memórias digitais, que à partida consideramos eternas e imateriais. Ao navegar por estas paisagens estamos a navegar também pelas memórias de quem as percorreu e registou, lembrando-nos de que a tecnologia digital não é apenas “um produto humano mas sim uma pré-condição da nossa existência.


👉 Mariana Vilanova

Artista que vive e trabalha na cidade do Porto.

Através da fotografia, vídeo ou de  instalações multimédia, tem vindo a apresentar  trabalhos que nos aproximam de temas e  desafios do século XXI como o impacto dos  avanços da tecnologia no ser humano e no planeta. É licenciada em Artes Plásticas pela  Faculdade de Belas Artes do Porto e em 2021 concluiu o Mestrado em Multimédia (FEUP) com a  obra Evoking a Simulated Past (Gnration).


Expõe regularmente desde 2016, destacando as obras Hiato, com Francisco Oliveira (Festival Semibreve, Mosteiro de Tibães, 2020), War and  the End of Empathy (Galeria Municipal do  Porto, 2019); e as exposições individuais Solastalgia (Galeria Ócio,  2022) “We should never grow tired of trees” (Galeria Ocupa, 2022), e Before and After Us como terceiro momento do projecto Imaginário Futuro Passado (Galeria RAMPA, 2021).

Em 2019 foi vencedora do prémio Sonae Media Art com a obra Systems Synthesis, como membro do colectivo berru, o qual integrou até  2020.

ARQUIVO -

2022

Este evento decorreu em:

18 de Novembro de 2022

Para consultar e comprar bilhetes para eventos futuros, por favor clica no botão abaixo:

Espetáculos & Clubbing

SUBSCREVE

Subscreve à nossa newsletter e fica a par das últimas novidades, aberturas de bilheteira, e novas confirmações

MORADA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Mapa e Direcções

Contactos

+

HORÁRIO

Segunda-feira
18:00

02:00

*

Terça a Quinta
12:00

02:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Serviço de cozinha:

Diariamente até às 23:00

Sexta e Sábado até às 00:00

MAPA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Estacionamento disponível no local*

*Estacionamento no edifício pertence à Garagem Passos Manuel, cuja gestão e administração é independente do Maus Hábitos.

CONTACTOS

Para reservas e informações sobre o restaurante, entra em contacto pelos canais acima mencionados. Para questões ou sugestões relacionadas com eventos, exposições, ou outros assuntos, utiliza a secção "escritório".

SACO AZUL

A Saco Azul é a associação cultural responsável pela programação e produção artística no Maus Hábitos e projetos associados. Mais informações em www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

22.11.18 Mariana Vilanova

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile