#ourcommonfuture
Paulo Mendes

De:

17

.

10

.

2019

Até

20

.

11

.

2019

Partilhar evento:

“A arte não é só talento mas sobretudo coragem.” -Glauber Rocha

«Anos 90, a discussão das questões de género e da normatividade dos comportamentos sociais não é uma originalidade dos tempos recentes. Nos anos 90 quando iniciei o meu trabalho, vivi a década da ressaca do triunfo dos mercados livres e da instauração do capitalismo global, da Perestroika e da queda do Muro de Berlim, de Ronald Reagan e de Margaret Thatcher, do Cavaquistão lusitano, da Guerra da Bósnia e da Guerra do Golfo, da massificação da World Wide Web, da Cimeira da Terra no Rio de Janeiro, eram os anos da SIDA.

A série de trabalhos L’ART DE VIVRE (PORTRAIT)
KEN C’EST MOI,
BARBIE C’EST MOI,
ACTION MAN C’EST MOI,
foi produzida originalmente em 1997, na sequência de outros trabalhos realizados anos antes em que justamente manipulei brinquedos que representavam estas personagens, estes invólucros de estereótipos.
Nestas fotografias o autor/produtor confunde-se com o produto, o meu corpo é matéria, para se metamorfosear naqueles modelos sociais. Seguindo o princípio de Gustave Flaubert, que terá afirmado “Madame Bovary, c’est moi.”
O meu corpo-sujeito incorpora o corpo político e o corpo-social, debatendo-se com a dimensão grotesca da gestão estratégica das competências comportamentais. Em 1997, em 2019, eles formalizam, através da sua sexualidade e da sua violência latente, os manuais de instruções que recebemos para representar na sociedade do espectáculo.

Enquanto discutimos a viabilidade do Estado Social nesta sociedade da tecno-sociabilidade, observamos os sintomas da precariedade de um sistema globalizado, a precariedade de um quotidiano que se pretende uniformizado, sem atritos, sem pensamento crítico a interferir com o bom funcionamento da grande máquina neoliberal de produção de lucro.
Estamos num período de inovação disruptiva que causou polarizações social e alterações do conceito de trabalho; um período em que presenciamos uma vigilância massiva e somos confrontados com os algoritmos.
Um projecto de trabalho é um mecanismo/processo de pensamento que se materializa temporariamente. Uma exposição não é para descansar os olhos mas sim para exercitar o cérebro.
___________________________________________________________

Produzir ARTE continua a ser um acto de resistência.
A questão não é produzir arte política, mas sim produzir politicamente o nosso trabalho.»


P.M. 2019


//

Artista plástico de formação, curador de exposições e produtor de projectos culturais. Apresenta o seu trabalho individualmente e em colectivo desde o início da década de 90.
Ao longo dos anos e enquanto artista plástico apresentou trabalhos no Museu de Serralves, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), Museu do Neo-Realismo, Solar Galeria de Arte Cinemática, Museu do Chiado, Plataforma Revólver, Galeria ZDB, Culturgest, Galeria Quadrum, Galeria Nuno Centeno, Colégio das Artes, Centro Cultural Vila Flor (CCVF), Museu Berardo / CCB, Appleton Square, Museu da Electricidade / Fundação EDP / MAAT, entre muitos outros espaços nacionais e internacionais.
O seu trabalho encontra-se representado em numerosas colecções públicas e privadas como a Fundação de Serralves, Coleção de Arte Fundação EDP / MAAT, Museu do Neo-Realismo, Fundação PLMJ, Fundação Ilídio Pinho, Colecção Norlinda e José Lima, Colecção Ivo Martins, entre outras.
Ao longo de trinta anos de trabalho, participou em aproximadamente trezentos projectos expositivos e performativos, tendo comissariado e produzido mais de setenta exposições, independentes e institucionais, que marcaram o desenvolvimento do trabalho de uma nova geração de criadores e lhe proporcionaram um extenso conhecimento das práticas artísticas em Portugal.

ARQUIVO -

2019

Este evento decorreu em:

17 de Outubro de 2019

Para consultar e comprar bilhetes para eventos futuros, por favor clica no botão abaixo:

Espetáculos & Clubbing

19.10.17 - Paulo Mendes

Eventos Relacionados

VER TODOS →

19.10.17 - Paulo Mendes
19.10.17 - Paulo Mendes

SUBSCREVE

Subscreve à nossa newsletter e fica a par das últimas novidades, aberturas de bilheteira, e novas confirmações

MORADA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Mapa e Direcções

Contactos

+

HORÁRIO

Segunda-feira
18:00

00:00

*

Terça a Quinta
12:00

00:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Serviço de cozinha:

Diariamente até às 23:00

Sexta e Sábado até às 00:00

MAPA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Estacionamento disponível no local*

*Estacionamento no edifício pertence à Garagem Passos Manuel, cuja gestão e administração é independente do Maus Hábitos.

CONTACTOS

Para reservas e informações sobre o restaurante, entra em contacto pelos canais acima mencionados. Para questões ou sugestões relacionadas com eventos, exposições, ou outros assuntos, utiliza a secção "escritório".

SACO AZUL

A Saco Azul é a associação cultural responsável pela programação e produção artística no Maus Hábitos e projetos associados. Mais informações em www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

19.10.17 - Paulo Mendes

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile