TER 22.09.2023

Sáb
06

.

Jul

|

15:00
Bastarda da Culto
Sáb
06

.

07

|

15:00

Partilhar evento:

Bastarda da CVLTO

bastarda, do francês bâtard:
1. (s.f.) filha ilegítima;
2. (adj.) que não nasceu do matrimónio.

Se umas são filhas outras são bastardas, todas partilham o mesmo berço - os Maus Hábitos. De um discreto namoro com o Curso Profissional de Produção Cultural do IPCI nasce a Bastarda da CVLTO que, como a sua Filha, surge para continuar a destruição de fronteiras e a criação cultural.

Em 1993, Quino publica uma tirinha da familiar Mafalda, em que essa doce figura que acompanhou as nossas infâncias vai pensando sobre o papel da mulher na história. E reflecte Mafalda: “a mulher em vez de desempenhar um papel na história, tem desempenhado um trapo na história”. Na história da arte, o mesmo se vê. A mulher raras vezes é protagonista, excepto no papel de musa ou arlota. O trapo a que se remete a mulher na arte é o que limpa pincéis e paletas. Na arte, a mulher é bastarda também. Desejada, necessária, mas escorraçada e escondida.

A Bastarda da CVLTO é a celebração da bastardia da arte e da mulher na arte - de quem nasce sem autorização. Chamamos a arte no feminino num sunset com música, dança, performance e fotografia, num dia em que se luta e celebram os direitos e conquistas da comunidade LGBT nas ruas, a CVLTO e o IPCI aliam-se a essa luta e celebração.

A partir das 15h de 6 de Julho a Bastarda apresenta-se.
Com a exposição colectiva do trabalho de cinco fotógrafas e curadoria de Vera Oliveira, com uma performance de dança de quatro bailarinas, e a música de duas Djs, uma relaxante tarde de Julho no Maus Hábitos marca também um statement político.
As cinco fotógrafas - Ana Laura Llagarias e Patrícia Pettitt, Inês Fernandes, Marta Mánéz e Raquel Gandra – têm linguagens artísticas entre si muito distintas, mas o trabalho da curadora Vera Oliveira irá assegurar que o fio condutor entre elas é um maior do que a instituição onde estudaram ou o género com que se apresentam ao mundo.
E as quatro bailarinas - Ana Rodrigues, Elisabete Campos, Francisca Pinto e Sofia Passos – interpretam o seu mundo através de linguagens tão distintas como o hip hop e a dança contemporânea, e vão fazê-lo em consonância e simbiose com a música de DJ Balskandal, em três momentos distintos.
DJ Balskandal é um projecto baseado no Porto com o objectivo de educação musical e cultural dos Balcãs junto da comunidade local.

A entrada é gratuita, e a companhia desejada. Venham celebrar a bastardia.

19.07.06 - Bastarda da CVLTO

Eventos Relacionados

VER TODOS →

19.07.06 - Bastarda da CVLTO
19.07.06 - Bastarda da CVLTO

SUBSCREVE

Subscreve à nossa newsletter e fica a par das últimas novidades, aberturas de bilheteira, e novas confirmações

MORADA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Mapa e Direcções

Contactos

+

HORÁRIO

Segunda-feira
18:00

00:00

*

Terça a Quinta
12:00

00:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Serviço de cozinha:

Diariamente até às 23:00

Sexta e Sábado até às 00:00

MAPA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Estacionamento disponível no local*

*Estacionamento no edifício pertence à Garagem Passos Manuel, cuja gestão e administração é independente do Maus Hábitos.

CONTACTOS

Para reservas e informações sobre o restaurante, entra em contacto pelos canais acima mencionados. Para questões ou sugestões relacionadas com eventos, exposições, ou outros assuntos, utiliza a secção "escritório".

SACO AZUL

A Saco Azul é a associação cultural responsável pela programação e produção artística no Maus Hábitos e projetos associados. Mais informações em www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

19.07.06 - Bastarda da CVLTO

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile