Fortaleza Europa
João Fonte Santa

De:

19

.

04

.

2018

Até

23

.

05

.

2018

Partilhar evento:

A Mupi Gallery inaugura uma exposição individual de João Fonte Santa, incluída no programa A Política das Imagens, com curadoria de João Baeta.

Fortaleza Europa é um projecto construído a partir de um olhar sobre a simbologia histórica de muro ou de muralha.

Tendo como ponto de partida, os diversos muros mais famosos existentes no mundo, como a muralha da China, do Adriano na Escócia, de Berlim ou de Trump, podemos deduzir que estes construções não serviram apenas como dispositivos de proteção contra a invasão de pretensos bárbaros, invasores vindos do exterior ou noutros casos para impedir a sua fuga, pois são paradoxalmente o que impossibilita a expansão e manutenção de impérios. Enquanto configurações redutoras da comunicação entre indivíduos e povos, impossibilitam trocas culturais e são mecanismos que apenas garantem temporalmente a existências de grandes impérios. Simultaneamente na sua pequenez ideológica totalitária avessa aos ideais humanistas mais básicos, são o motor que historicamente os tem conduzido até à sua inexorável implosão final.

Fortaleza Europa resulta por isso da apropriação de uma série de fotos da Muralha Atlântica que a Alemanha nazi construiu durante a Segunda Guerra Mundial à volta do norte do continente europeu.

Neste projecto a muralha surge como modo de evocação simbólica do surgir de novos muros europeus, tal como o criado por Schengen, pelo racismo ou pela discriminação étnica e religiosa. Um fenómeno que parece esquecer e limpar da sua memória, a origem da sua riqueza material e humana, adveio da livre troca comercial e cultural com os outros povos das cinco partes do mundo, com a sua intrínseca diversidade e multiplicidade, passaram pela Europa ou porque nela decidiram viver.

Bio
João Fonte Santa (Évora, 1965). Vive e trabalha em Lisboa. O seu trabalho tem sido apresentado em numerosas exposições individuais e colectivas, em galerias e instituições. A sua obra está representada em diferentes coleções privadas e públicas. Ilustrador em diversas publicações nacionais e internacionais. Licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela FBAUL.

ARQUIVO -

2018

Este evento decorreu em:

19 de Abril de 2018

Para consultar e comprar bilhetes para eventos futuros, por favor clica no botão abaixo:

Espetáculos & Clubbing

18.04.19 - João Fonte Santa - Fortaleza Europa

Eventos Relacionados

VER TODOS →

18.04.19 - João Fonte Santa - Fortaleza Europa
18.04.19 - João Fonte Santa - Fortaleza Europa

SUBSCREVE

Subscreve à nossa newsletter e fica a par das últimas novidades, aberturas de bilheteira, e novas confirmações

MORADA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Mapa e Direcções

Contactos

+

HORÁRIO

Segunda-feira
18:00

00:00

*

Terça a Quinta
12:00

00:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Serviço de cozinha:

Diariamente até às 23:00

Sexta e Sábado até às 00:00

MAPA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Estacionamento disponível no local*

*Estacionamento no edifício pertence à Garagem Passos Manuel, cuja gestão e administração é independente do Maus Hábitos.

CONTACTOS

Para reservas e informações sobre o restaurante, entra em contacto pelos canais acima mencionados. Para questões ou sugestões relacionadas com eventos, exposições, ou outros assuntos, utiliza a secção "escritório".

SACO AZUL

A Saco Azul é a associação cultural responsável pela programação e produção artística no Maus Hábitos e projetos associados. Mais informações em www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

18.04.19 - João Fonte Santa - Fortaleza Europa

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile