Nada contra elas.
Apenas dizemos que mais vale encarar de frente e celebrar a vida com quem também nela é viciado.
Até porque - e vocês sabem - aqui o pós-festividades e o mês de Janeiro trazem consigo O Salgado Faz Anos... Fest!, uma celebração que, sozinha, já personifica a barafunda no seu espírito mais comunitário e que nos traz, numa única noite, 17 (!) concertos, 4 dj set’s e 1 exposição.
Imaginem então com a restante programação.
Azart encabeça a última noite desta temporada de Havana Beat, by SlimCutz (11 de Janeiro)
Não é por sermos anfitriões de uma festa de anos - que é também um festival - que deixamos de ter Concertos nem Clubbing (consulta a lista no final do e-mail), e muito menos que não recebemos a terceira e última noite desta temporada de Havana Beat, by SlimCutz (Sábado, 11 de Janeiro) em mais uma ode ao hip-hop nacional com o concerto do almighty Azart.
Portanto, é lidar e não olhar para trás.
Não propriamente a olhar para a quadra que há pouco findou, mas para todo um registo do que foi a noite portuense entre os anos de 2006 e 2016 pela lente de Paulo Cunha Martins.
Eis "Pé de Dança", exposição a inaugurar na MUPI Gallery da Saco Azul (abertura: 9 de Janeiro) e que nos leva a festividades passadas em inúmeros espaços da cidade (desde os que se mantêm de pé até aos que nos ficaram, de bom grado, na memória).
Os concertos do 4º andar arrancar com o electro-punk de polivalente (10 de Janeiro) © Vera Marmelo
👉 Com óbvio destaque para mais um O Salgado Faz Anos... FEST!, Janeiro nunca é mês de acalmia neste espaço, ainda menos quando recebemos a última rodada de Havana Beat, by SlimCutz, mais uma dose de Aspirina a pôr-nos em palco o punk e com o arranque do 15º Festival Porta-Jazz.
👉 E por falar em festas, a MUPI Gallery inaugura "Pé de Dança", exposição de Paulo Cunha Martins e que nos traz 450 fotografias que retratam a noite do Porto - entre 2006 e 2016 - ao longo de 17 espaço que, ora conhecemos bem, ora deixaram saudade após anos e anos de noites passadas a dançar.
Há muito que perdemos essa ilusão do "abrandamento" pós-festividades.
Preferimos outro tipo de fantasias populares como o "Natal é quando um Homem quiser" aliado ao descanso intercalado com a folia que vivemos durante o ano todo.
E não poderia ser diferente.
Afinal, o ano começa da mesma maneira que a nossa programação "À Mesa" dá o pontapé de saída todos os meses: com o Dr. Love a abrir o consultório amoroso no nosso Podcast À Mesa com uma sessão (há muito) esgotada (Quarta, 8 de Janeiro) e que traz de tudo (MESMO TUDO!) o que se possa imaginar, à excepção de referências ao descanso.
À mesa, destaque para as habituais Terças-Feiras de improviso, com a última trazer-nos o concerto da dupla Lukraak no arranque do 15º Festival Porta-Jazz.
Tal como não há descanso nas Terças-Feiras de Jazz à Mesa que, em Janeiro, nos presenteiam com 4 sessões e cuja última marca o arranque do 15º Festival Porta-Jazz (Terça, 28 de Janeiro) com a dupla neerlandesa Lukraak a mostrarem a cumplicidade no improviso que Marcus Wämheim (saxofone alto) e Thomas Jaspers (bateria) partilham desde os tempos em que se encontraram aleatoriamente nas sarjetas do metro de Amesterdão.
E por falar em parcerias - o que seria do mundo sem elas - a primeira sessão do Cinema à Mesa inaugura a colaboração entre o Porto FEMME - International Film Festival e o IndieJúnior - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, com este último a arrancar para a 9ª edição com várias iniciativas, intercaladas por outros tantos espaços do nosso Porto.
Numa bela noite de cinema (Quarta, 29 de Janeiro) onde o tema central é a "comunidade" e onde exibimos 4 curtas-metragens que abordam temas como o crescimento, a transição para a idade adulta ou a sub-representação das mulheres no cinema, fechamos a tabuada de eventos "À Mesa" num mês que também recebe o regresso das noites de Tango com o Maus Hábitos Milonga, by Tango Mood (Quarta, 15 de Janeiro) e do "nosso" Fado pela voz de Miguel Bandeirinha (Quarta, 22 de Janeiro).
Vários ritmos, vários hábitos.
Várias formas de expressão também personificadas nas nossas feiras Mãe, Quero Ser Artista (Sábado, 11 de Janeiro) e Mãos Largas - feira de roupa (Sábado, 18 de Janeiro).
Várias maneiras de celebrar a vida num mundo cada vez mais perigoso à janela mas que aqui, no aconchego de um espaço que não descansa, haverá sempre lugar para quem queira festejar qualquer tipo de liberdade com uma única condição e garantia...
👉 consulta a lista de concertos e clubbing no final
👉 toda a programação em www.maushábitos.com
Exposição - MUPI Gallery
→
Pé de Dança, Porto 2006-2016
+  INFO
→
Olhar para dentro sem deixar de espreitar lá fora
Concertos
→
Polivalente
Guitarras, beat e o indispensável synth, eis a fórmula da qual resulta o nosso primeiro concerto do ano à boleia de criações sinceras e de todo um piso para batermos o pé.
BILHETES
→
Concertos
→
Aspirina #11: Vürmo + Repugnator
E do eixo Braga-Porto trazemos a noite mais barulhenta do cardápio, um prato que servimos bem quente com os melhores condimentos do punk nacional.
BILHETES
→
Concertos
→
Jabu
De Bristol para outra capital da música vibrante em tons de cinzento, propõe-nos uma nublada mas tentadora mistura de dreampop, dub e ambient folk.
BILHETES
→
Concertos
→
Galeria Incerteza
Para chorar na pista ao som do que chamaram "Lacrimodance", a tristeza aqui confunde-se com canções aparentemente felizes, mas com lugar para a interpretação.
BILHETES
→
Festa de Anos
→
O Salgado Faz Anos... FEST!
Não sabemos se alguma vez o Salgado perguntou à imortalidade quantas bandas a imortalidade tem mas cá estamos para mais uma edição do mítico festival e com a habitual escadaria rumo ao Olimpo da música nacional.
BILHETES
→
Concertos
→
gushes
Traz-nos o cenário ideal para o imaginário de quem disfruta de tocar psicadelia harmoniosa, dramática e um quê de tropical.
BILHETES
→
(fim de semana, 00-06h)
Ninguém disse que o descanso não é importante, mas...
Clubbing
→
O Raio do Papagaio
Uma celebração da música DIY que bate a asa desde o ninho artístico no nosso Porto (e além).
+  INFO
→
Concerto/Clubbing
→
Havana Beat, by SlimCutz c/
Azart, IDAREYOUAGAIN e SlimCutz
Fechamos a temporada do Havana Beat com Azart a mostrar o que a versatilidade melódica pode trazer à obra de um rapper.
+  INFO
→
Clubbing
→
Brasa
Todo o calor que uma Vogue Night te pode proporcionar e onde as sonoridades viajam desde o funk brasileiro até ao techno.
+  INFO
→
Clubbing
→
Shuggah Lickurs
Se o Maus Hábitos fossem um conto de fadas normativo, as nossas Shuggah seriam príncipe, princesa, dragão e até o raio do castelo.
+  INFO
→
Clubbing
→
Hollaback
A festa que reúne o Peter Castro e Slimcutz, com as respectivas hordas de seguidores, em torno do hip hop e r´n´b que marcou a última mudança de milénio.
+  INFO
→
Clubbing
→
UNDERxBOOM
Desde as sonoridades mais underground do Hip-Hop até ao Afro mais vibrante, uma noite um pouco impossível de catalogar sem ser na palavra "comunidade".
+  INFO
→
SUBSCREVE
Subscreve à nossa newsletter e fica a par das últimas novidades, aberturas de bilheteira, e novas confirmações