MUPI Gallery

Nas entrelinhas do pixel

Martinha Maia

De:

18

.

04

.

2024

Até

22

.

05

.

2024

Entrada Livre

Partilhar evento:

Abertura/opening: 18.04.2024 (QUI), 18h30

Até/Until: 22.05.2024

📌 MUPI Gallery


Enquanto os olhos vagueiam por imagens, as frases ecoam como um lembrete da nossa própria inércia. "How comfortable are you?" questiona a nossa tranquilidade enquanto testemunhamos o sofrimento alheio. "Do you feel relaxed?" declara-se como uma tentativa de sugerir e provocar uma reflexão sobre a calma que mantemos face ao sentimento de incapacidade para alterar o rumo das coisas da vida. E "Does this amuse you?" desafia a nossa aparente insensibilidade perante o espetáculo da tragédia humana.


Para isso, a partir de desenhos realizados a grafite e canetas de cor, procurei criar diversas representações do que é uma explosão, pretendendo que estas não sejam apenas imagens para contemplar, mas sim um apelo ao despertar da letargia emocional que muitas vezes aprisiona. Reconhecendo que apesar de nos sentirmos confortáveis nos nossos lugares de privilégio, o mundo ao nosso redor precisa de ação e iniciativa.


E cabe a cada um de nós decidir o que fazer.



Sobre a artista:


Martinha Maia vive e trabalha em São Mamede do Coronado.

Trabalha com diferentes meios, como o desenho, a instalação e a performance. Tem realizado e participado em diversas exposições. 

Das individuais destaca: Anatemnõ, Casa-Museu Abel Salazar, em 2022; Coleópteros, Museu Nacional Soares dos Reis, em 2019. E das coletivas, realça as seguintes: Cores vistas de dentro para fora, Fundação Gramaxo, 2024; Festival Iminente 2022; Bienal Internacional de linho de Portneuf, Quebec, Canadá, 2021; Studiolo XXI Desenho e Afinidades, Fundação Eugénio de Almeida, Évora, 2019; Da Fábrica que desvanece à baía do Tejo, Parque Empresarial Baía do Tejo (Quimiparque), 2014 ; e 30anos do CAM, Ciclos de performance, CAM, 2013. 

É licenciada em Artes Plásticas pela ESAD-CR.



v

MUPI Gallery

A Mupi Gallery é uma galeria dedicada à imagem inaugurada em Maio de 2015 no foyer da sala de espectáculos do Maus Hábitos, que acolhe, desde então, uma vasta programação de exposições individuais por artistas locais e internacionais em diferentes estados de emergência.

A Mupi Gallery tem como objectivos apoiar a criação de novas obras e experiências visuais, bem como promover o percurso artístico dos artistas convidados, através do desafio a apresentarem um novo trabalho a solo que tire partido das características e destaque singular do grande formato. Procura também promover a cena artística contemporânea nacional, dando a conhecer o trabalho sólido de artistas locais bem como novos nomes das artes visuais.

Esta galeria dedicada a exposições individuais, complementa a programação artística da Saco Azul/Maus Hábitos, por fazer um contraponto ao programa da sala de exposições, dedicado ao encontro e diálogo artístico através de exposições colectivas e de cruzamento.

A Saco Azul convida um artista por mês a ocupar o tríptico retro-iluminado, promovendo, via bolsas de apoio à produção, a criação de obras que utilizem a imagem como meio de criação contemporânea, afirmando ou questionando o seu papel na atualidade. Composta por 3 Mupis de comunicação publicitária urbana cedidos pela JcDecaux ao Maus Hábitos, esta galeria não só é interessante pelas suas características físicas, como também pelo impacto cultural e conotação comercial inerente aos suportes. Ao artista fica o desafio de reagir ou interagir com esta estrutura, assumindo todas as suas capacidades e conotações.

24.04.18 Martinha Maia

Eventos Relacionados

VER TODOS →

24.04.18 Martinha Maia
24.04.18 Martinha Maia

SUBSCREVE

Subscreve à nossa newsletter e fica a par das últimas novidades, aberturas de bilheteira, e novas confirmações

MORADA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Mapa e Direcções

Contactos

+

HORÁRIO

Segunda-feira
18:00

00:00

*

Terça a Quinta
12:00

00:00

*

Sexta e Sábado
12:00

06:00

*

Domingo
ENCERRADO

*Serviço de cozinha:

Diariamente até às 23:00

Sexta e Sábado até às 00:00

MAPA

Maus Hábitos

Rua Passos Manuel 178, 4º

4000-382 Porto

Estacionamento disponível no local*

*Estacionamento no edifício pertence à Garagem Passos Manuel, cuja gestão e administração é independente do Maus Hábitos.

CONTACTOS

Para reservas e informações sobre o restaurante, entra em contacto pelos canais acima mencionados. Para questões ou sugestões relacionadas com eventos, exposições, ou outros assuntos, utiliza a secção "escritório".

SACO AZUL

A Saco Azul é a associação cultural responsável pela programação e produção artística no Maus Hábitos e projetos associados. Mais informações em www.sacoazul.org

Projeto co-financiado por:

24.04.18 Martinha Maia

built by

Bondhabits

maushabitos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile